Carregando…

RESPONSABILIDADE CIVIL INDEPENDENTE DA CRIMINAL: Ausência de interferência de eventual absolvição por sentença criminal no andamento da ação de reparação de danos
Advogado Direito Civil Direito Processual Civil Direito Penal Direito Processual Penal

Publicado em 20/03/2020 17:40:37

A ré foi condenada ao pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 110.000,00 (cento e dez mil reais), em virtude de acidente de trânsito que causou a morte por atropelamento do cônjuge da autora.

A defesa alega que o julgamento do juízo criminal faz coisa julgada no cível nos casos em que aquele afirma a inexistência material do fato típico ou exclui sua autoria. Contudo, no presente caso, não houve sentença criminal de mérito, o que possibilitou a discussão acerca da responsabilidade pelo acidente ocorrido.

Ainda, como bem colocado pelo Relator, « a responsabilidade civil é independente da criminal, não interferindo no andamento da ação de reparação de danos que tramita no juízo cível eventual absolvição por sentença criminal que, a despeito de reconhecer a culpa exclusiva da vítima pelo acidente, não ilide a autoria ou a existência do fato.»

Diante disso, para se aferir a existência de ato ilícito será analisada a ocorrência de ação ou omissão, o nexo causal, o próprio dano e a culpa. Presente tais pressupostos a obrigação de reparação de dano se faz presente, conforme preceitua o CCB/2002, art. 927.

Fonte: STJ. AgInt no AREsp 1469104, Rel. Ministro RICARDO VILLAS BÔAS CUEVA, TERCEIRA TURMA, julgado em 16/03/2020, DJe 19/03/2020.