Carregando…

Rito de recursos repetitivos e eficácia dos EPIs no reconhecimento de tempo especial pelo INSS, são temas de novas notas técnicas cujo teor foram aprovados pelo  Centro Nacional de Inteligência da Justiça Federal
Direito Processual Civil Direito Processual Penal Direito Previdenciário

Publicado em 14/09/2021 09:40:20

Foram aprovadas pelo Grupo Operacional do Centro Nacional de Inteligência da Justiça Federal (CIn) o teor de novas notas técnicas que abordam temas de julgamento de demandas repetitivas ou com potencial de repetitividade. A primeira proposta de nota técnica trata da possibilidade de afetação de questão ao rito dos recursos repetitivos. Verificou-se que, nos casos de multirreincidência e/ou nos casos de reincidência específica, é possível que a compensação entre a circunstância agravante da reincidência e a circunstância atenuante da confissão não seja integral. A necessidade da proposta da nota técnica deriva da divergência de interpretação nos TRFs e no STJ.

A segunda proposta de nota técnica está relacionada ao Tema 1.090/STJ (eficácia ou ineficácia dos EPIs para reconhecimento de tempo especial pelo INSS), e objetiva a abrangência da aplicação do tema devido ao potencial de abarcar muitos processos, principalmente no âmbito dos Juizados Especiais Federais.

A terceira proposta de nova técnica diz respeito à compilação e divulgação dos precedentes vinculantes em matéria processual penal, decididos em habeas corpus coletivo no âmbito do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), nos últimos 12 meses. 

O Centro Nacional de Inteligência tem por objetivo prevenir e solucionar conflitos, identificando demandas repetitivas ou com potencial multitudinário, com monitoramento de ações judiciais em andamento, visando assim, estimular a resolução de conflitos massivos ainda na origem e, assim, evitar a judicialização indevida.

Fonte: Conselho da Justiça Federal