Carregando…

STJ reafirma entendimento de que após precedente do STF, juiz pode proferir nova decisão em inventário não concluído para ajustar questão sucessória
Direito Civil Direito Processual Civil Familia

Publicado em 20/06/2023 09:05:35

A 3ª Turma do STJ reafirmou entendimento de que, em razão da decisão do STF no Tema 809/STF – a qual declarou inconstitucional o art. 1.790 do Código Civil –, o juiz pode proferir nova decisão em inventário não concluído para ajustar a questão sucessória. Com esta decisão a Corte negou pedido de reconhecimento do direito à meação para a ex-companheira de um homem falecido que iniciou a união estável após ter completado 70 anos de idade.

A Relatora do recurso, Min. Nancy Andrighi, destacou que, ao declarar a inconstitucionalidade do CCB/2002, art. 1.790, o STF modulou a aplicação da tese para abarcar apenas os processos judiciais em que ainda não tivesse havido o trânsito em julgado da sentença de partilha. Em razão desse novo cenário normativo, a relatora lembrou que, no julgamento do REsp 1.904.374, a 3ª Turma entendeu ser lícito ao juiz proferir nova decisão para ajustar questão sucessória em inventário ainda não concluído, com base na decisão vinculante do STF no Tema 809/STF.

A Magistrada também citou precedentes do STJ no sentido de estender à união estável dispositivos do Código Civil previstos para o casamento, entre eles a imposição do regime da separação obrigatória para pessoas maiores de 70 anos (CCB/2002, art. 1.641, II). Os precedentes, inclusive, deram origem à Súmula 655/STJ.

Esta notícia refere-se ao REsp 2.017.064.

Fonte: STJ